Metodologias Ativas: Origem, Características, Potencialidades, Limitações e Relações Possíveis
Alexandre José de Carvalho Silva , Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Warlley Ferreira Sahb, Cláudia Maria Carvalho Silva Costa.
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar conceitos, possibilidades e limitações do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Com base numa metodologia descritiva propôs-se responder às questões básicas sobre a temática e, ainda, apresentar alternativas que podem ser adequadas a diferentes contextos educacionais e se enquadrar da educação básica à superior. Também se discutiu a relação entre ensino híbrido e as metodologias ativas para evidenciar a necessidade de adoção de concepções formativas e reflexivas de avaliação condizentes com os pressupostos, por vezes, objetivados com a utilização de metodologias ativas na prática ou projetos de ensino híbrido. Por fim, foi ressaltada a importância de incorporar os trabalhadores (docentes e também gestores) da educação básica para as discussões sobre a utilização de metodologias ativas, fomentando a análise das experiências já existentes e a adequação de novas metodologias aos contextos específicos desse segmento alinhados com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).