Vanessa Oechsler, Luiz Herculano de Souza Guilherme, Andrieli Mendes, Gabriel do Rosário Batista
Com a pandemia do COVID 19, de um dia para o outro, as aulas presenciais passaram a ser online. Muitas foram as discussões neste período, indicando para o uso de metodologias ativas, onde o professor estimularia o protagonismo dos estudantes. Mas, será que essas metodologias foram empregadas? Este artigo traz um mapeamento das metodologias utilizadas por professores do Estado de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário buscando-se encontrar um perfil dos respondentes e investigar as metodologias ativas mais utilizadas. Percebeu-se que mais de 80% dos respondentes utiliza metodologias ativas em sala de aula, priorizando o “Uso de Tecnologias” seguido de “Resolução de Problemas”. Percebeu-se que a escolha pelas metodologias é influenciada pelo conhecimento do professor acerca delas, bem como da matéria e do nível de ensino para o qual lecionam. Ainda, o texto apresenta uma aplicação da metodologia ativa “Avaliação por Pares” ao relatar as atividades desenvolvidas em um Laboratório de Produção, Análise e Avaliação de Textos. A partir deste relato, observa-se que as metodologias ativas auxiliam no protagonismo dos estudantes e no seu processo de ensino e aprendizagem.