simple website creator

Sobre a Revista ReMATE

A Revista Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais (ReMATE) é uma revista brasileira de livre acesso criada em 2020, com avaliação por pares em double blind-review, e publicação anual. A ReMATE é uma publicação da Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho – Fatec Itu.

A ReMATE publica resultados de pesquisas inovadoras, instigantes e que demonstrem rigor metodológico e potencial impacto para as práticas docentes, nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. Como revista multiparadigmática, a ReMATE publica diversas abordagens metodológicas, quantitativas ou qualitativas das mais diversas áreas. São especialmente bem-vindas abordagens interdisciplinares.


A ReMATE não cobra de seus autores taxa de editoração, taxa de submissão ou de publicação.

 
A política de livre acesso e de licença aos autores é a Common Creative CCBY-NC-ND 4.0.

Temática de Interesse

Metodologias Ativas aplicadas a todas as áreas e níveis de ensino .
Tecnologias Educacionais aplicadas a todas as áreas e níveis de ensino .
Regulamentação ou sugestões para as escolas ou instituições e/ou para seu(s) gestor(es) que analisem, facilitem ou incentivem o uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais .

Periodicidade

Anual

Comportamento ético e tratamento de más-práticas

O plágio é uma violação grave e sua ocorrência não é aceitável nas submissões a ReMATE, seja intencional ou não. Adota-se a definição de plágio da ‘The Office of Reserch Integrity’, como a apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado.
A Configuração de plágio não é algo simples e requer cuidadoso processo de verificação e reunião de evidências. A ReMATE adota software que fazem a verificação dessas ocorrências. Como indicativo de originalidade, a ReMATE analisa a taxa de similaridade fornecida por esses softwares anti-plagio.
Além do plágio, a ReMATE está aberta a denúncias ou questionamentos sobre más práticas como fabricação de dados e evidências, a atribuição indevida de autoria e a submissão do mesmo manuscrito a dois ou mais periódicos.
No caso da identificação de alguma das más-práticas expostas, o Editor-chefe entra em contato com os autores solicitando esclarecimentos. Caso as justificativas não sejam satisfatórias e as devidas correções não sejam realizadas, o manuscrito é retirado do processo de avaliação e os autores serão sancionados pela publicação de artigos por um período determinado pelo(s) Editor(es) responsável(is).
Na hipótese de denúncias ou alertas de más-práticas, ocorridas após publicação, a ReMATE abre processo interno para apuração, e confirmada a violação, retira o artigo de circulação. A ReMATE se reserva o direito de informar às instituições de vínculo dos autores sobre más-práticas detectadas antes ou depois da publicação.

Política de acesso livre e de taxas

A ReMATE adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:

• A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
• Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
• Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
• Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
• A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
• O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é a Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho – Fatec Itu.


Política de direitos autorais e autoria

São aceitos até 5 autores por artigo. Casos excepcionais, devidamente justificados, poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da ReMATE. 
A relação dos autores do artigo deverá conter a ordem em que ocorreu a participação no planejamento e execução do trabalho, bem como a elaboração do manuscrito, a critério dos mesmos e com a indicação do autor para correspondência, que obrigatoriamente será o primeiro ou o último autor da sequência.

Processo de Avaliação

O processo de avaliação é composto pela verificação preliminar na secretaria, pela avaliação do editor chefe e de associados (Desk Review) e pela avaliação por pares (Peer Review).

A avaliação tem objetivo garantir o rigor científico e a adequação à linha editorial, e também desenvolver a qualidade geral dos manuscritos apoiando os autores.

Verificação de Secretaria: São analisados os metadados, atendimento das regras de submissão e verificação inicial de similaridade. Cada caso de similaridade identificada mesmo que mínimo fica à disposição dos editores Chefe e associados para análise no processo de Desk Review.

Desk Review - A avaliação preliminar dos artigos recebidos pelo Editor-chefe e pelos editores associados avalia nesta ordem de prioridade: a adequação ao foco da revista, contribuições oferecidas para o avanço do conhecimento científico, o equilíbrio e adequação teórico e empírico, e a qualidade geral do manuscrito. Os artigos que recebem avaliação positiva nesta etapa seguem para Peer Review.

Peer Review - A avaliação por pares em double blind review observa: 

• Originalidade do trabalho e avanço ao conhecimento no tema;
• Contribuição e Implicações práticas dos resultados;
• Problema de pesquisa definido e justificado;
• Relevância e consistência teórica;
• Adequação e uso apropriado de métodos e técnicas;
• Qualidade de redação e organização do texto.

Considera-se o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos manuscritos. Por esse motivo, os avaliadores da ReMATE são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.

O Editor-chefe, após o parecer dos avaliadores, revisa a versão final do trabalho podendo aprová-la, solicitar novas adequações ou enviar o manuscrito novamente para peer review. A decisão final sempre será do Editor-chefe e, caso haja divergências entre os pareceres, o Editor-chefe poderá ou não solicitar a opinião de um novo parecerista. 

Os autores, poderão verificar as etapas do processo de avaliação no site da revista. Estima-se um prazo total de 30 dias para o Desk Review, e de 2 a 3 meses para receber o resultado do double blind review.

O resultado do processo de avaliação será: Aprovação, Solicitação de revisões ou Rejeição. Em todos os casos os autores conhecerão os pareceres dos avaliadores, resguardada sua identidade e do editor-chefe, que encaminhará esse material por e-mail ao autor para correspondência que tomará as providências solicitadas no caso de necessidade de revisão.

Caso haja Solicitação de revisões ou Rejeição os autores, por meio do autor para correspondência, poderão encaminhar recurso contendo argumentação e fatos novos que possam modificar essa situação, que terá julgamento feito pelo Editor-chefe. Não será aceito recurso de recurso, esgotando-se esse procedimento após recusa em Parecer circunstanciado do referido Editor. Assim, na recusa, as Revisões deverão ser efetuadas para nova submissão e um Rejeição ficará consolidada e o trabalho não será publicado pela ReMATE.

Como forma de reconhecer o trabalho essencial dos revisores a RCO recomenda fortemente que eles registrem suas avaliações na plataforma Publons. 

Políticas de Interesse Conflitantes

Um interesse conflitante é qualquer interesse de ordem financeira, profissional ou pessoal, que interfira potencialmente na isenção de vínculos na elaboração, na avaliação ou na publicação de um manuscrito.
Conflito de interesses de autores. Autores devem garantir que seus resultados estão livres de interesses de patrocinadores, empregadores ou com quem mantenha relação de dependência. No processo de submissão os autores devem declarar a existência de eventuais interesses financeiros, pessoais ou profissionais que possam potencialmente ter influenciado a elaboração do manuscrito.
Devem declarar a existência de:

• Subvenções para pesquisa recebidas de quaisquer fontes, para viagens ou participações em reuniões, prestação de serviços pagos, relações com o corpo editorial da ReMATE; 
• Relações com as organizações envolvidas e participação em agências governamentais;
• Fontes de financiamento para o trabalho, incluindo seu papel e o envolvimento na decisão de submissão do artigo para publicação.

Os conceitos, opiniões e ideias publicados nos artigos são de responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à ReMATE não se responsabilizam pelos mesmos.

Conflito de interesse de avaliadores. Avaliadores devem estar isentos de vínculos para proceder a avaliação do manuscrito. Apesar da avaliação duplo-cega, atualmente o titulo dos artigos e seu conteúdo pode ser detectado em bases de pre-print ou anais de congressos online. Se identificada a autoria do manuscrito pelo avaliador, caso haja qualquer conflito de interesse, este deve ser informado antes do aceite.

Conflito de interesse de editores associados. Editores associados podem submeter manuscritos para avaliação, contudo são excluídos do processo de avaliação que envolva sua submissão.

Governança da ReMATE

O editor-chefe e os editores adjuntos são indicados e eleitos para um mandato de 2 anos, pelo Grupo de Estudos sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem da FATEC de Itu.

A Faculdade de Tecnologia Dom Amaury Castanho – Fatec Itu é a fundadora e mantenedora da revista.

Os editores são responsáveis pela Gestão Editorial, que inclui todo processo editorial, gestão das mídias sociais, proposição de eventos e outras atividades.

O Editor-Chefe é responsável pela coordenação e supervisão do processo de avaliação desde seu início (Desk Review) até o final, inclusive com a escolha dos dois avaliadores “ad hoc” do manuscrito (Peer Review) e encaminhamento do resultado final aos autores, garantindo a lisura e a confidencialidade de todo o processo. 
Alterações de políticas editoriais, alteração de conselho editorial, casos graves de desvio de conduta de autores, e decisões de longo prazo são propostas pelo Editor-Chefe ou pela maioria dos Editores Associados, e discutidas e analisadas pelo Comitê Executivo da ReMATE, composto pela Direção da Fatec Itu, pelo Editor-chefe e Editores Associados.

Decisões a respeito de escopo, direcionamento de conteúdo, são analisadas junto com Conselho Editorial. 

Gestão Eletrônica do Processo Editorial

A ReMATE – Revista Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais utiliza, a partir do terceiro número de sua revista, o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (Open Journal Systems - OJS) para automatização e gerenciamento eletrônico efetivo do seu processo editorial dos manuscritos (submissão, avaliação e revisão de artigos, resenhas e outros).

O sistema "SEER" é distribuído em todo o território nacional gratuitamente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e reconhecido pela Capes.

Ficha Bibliográfica

ISSN 2763-9401

Revista Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais – Volume 2, n. 1, (2021) – Itu, SP: Fatec-Itu, 2021.

Anual

Publicação do Grupo de Estudos em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais da Faculdade de Tecnologia de Itu.

1. Educação – Periódico

Endereço

Av. Tiradentes, 1211     Pq. Industrial         Itu, SP, Brasil
CEP: 13309-640
ISSN: 2763-9401

Contatos

Email: remate@mativas.com.br                    
Fone: (11) 4013-1872