O processo de avaliação é composto pela verificação preliminar na secretaria, pela avaliação do editor chefe e de associados (Desk Review) e pela avaliação por pares (Peer Review).
A avaliação tem objetivo garantir o rigor científico e a adequação à linha editorial, e também desenvolver a qualidade geral dos manuscritos apoiando os autores.
Verificação de Secretaria: São analisados os metadados, atendimento das regras de submissão e verificação inicial de similaridade. Cada caso de similaridade identificada mesmo que mínimo fica à disposição dos editores Chefe e associados para análise no processo de Desk Review.
Desk Review - A avaliação preliminar dos artigos recebidos pelo Editor-chefe e pelos editores associados avalia nesta ordem de prioridade: a adequação ao foco da revista, contribuições oferecidas para o avanço do conhecimento científico, o equilíbrio e adequação teórico e empírico, e a qualidade geral do manuscrito. Os artigos que recebem avaliação positiva nesta etapa seguem para Peer Review.
Peer Review - A avaliação por pares em double blind review observa:
• Originalidade do trabalho e avanço ao conhecimento no tema;
• Contribuição e Implicações práticas dos resultados;
• Problema de pesquisa definido e justificado;
• Relevância e consistência teórica;
• Adequação e uso apropriado de métodos e técnicas;
• Qualidade de redação e organização do texto.
Considera-se o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos manuscritos. Por esse motivo, os avaliadores da ReMATE são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.
O Editor-chefe, após o parecer dos avaliadores, revisa a versão final do trabalho podendo aprová-la, solicitar novas adequações ou enviar o manuscrito novamente para peer review. A decisão final sempre será do Editor-chefe e, caso haja divergências entre os pareceres, o Editor-chefe poderá ou não solicitar a opinião de um novo parecerista.
Os autores, poderão verificar as etapas do processo de avaliação no site da revista. Estima-se um prazo total de 30 dias para o Desk Review, e de 2 a 3 meses para receber o resultado do double blind review.
O resultado do processo de avaliação será: Aprovação, Solicitação de revisões ou Rejeição. Em todos os casos os autores conhecerão os pareceres dos avaliadores, resguardada sua identidade e do editor-chefe, que encaminhará esse material por e-mail ao autor para correspondência que tomará as providências solicitadas no caso de necessidade de revisão.
Caso haja Solicitação de revisões ou Rejeição os autores, por meio do autor para correspondência, poderão encaminhar recurso contendo argumentação e fatos novos que possam modificar essa situação, que terá julgamento feito pelo Editor-chefe. Não será aceito recurso de recurso, esgotando-se esse procedimento após recusa em Parecer circunstanciado do referido Editor. Assim, na recusa, as Revisões deverão ser efetuadas para nova submissão e um Rejeição ficará consolidada e o trabalho não será publicado pela ReMATE.
Como forma de reconhecer o trabalho essencial dos revisores a RCO recomenda fortemente que eles registrem suas avaliações na plataforma Publons.