Fabiana Bezerra Cabral
Rosemeire de Fátima Lopes
O presente artigo, traz uma reflexão sobre as tecnologias digitais e sua utilização no processo de ensino e aprendizagem, apresentando algumas ferramentas digitais, entre elas, o Google Forms e o Google Classroom. Essas ferramentas permitem a aplicação de diferentes metodologias ativas de aprendizagem como o uso da sala de aula invertida e dos jogos digitais, destacando-se nestes últimos, um aplicativo chamado Panda Português, preparado para auxiliar o aluno no estudo da disciplina de Português. Essas tecnologias podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa, motivando os alunos e, por outro lado, podem corroborar com o trabalho docente, e, portanto, melhorar suas práticas pedagógicas com a sugestão destas modalidades tecnológicas. Sabe-se que há diversos obstáculos a serem superados, entretanto, esses modelos propostos são acessíveis e possíveis de serem alcançados, visto que vivemos em uma sociedade conectada. Aproximar essa realidade do ambiente escolar é compreender que há uma necessidade de superarmos modelos tradicionais de ensino que são centrados, em demasia, na figura de autoridade do professor para incorporar o protagonismo do aluno e fazer com que o aprender tenha mais sentido.